Relatório de Atividades
Por: Diretoria APAP
Caro artista e amigo das artes, a diretoria da APAP apresenta o
RELATÓRIO SOBRE AS ATIVIDADES DA APAP ENTRE 2013 E 2015
· Entre fevereiro e maio/2013 a atual diretoria criou uma página da APAP no Facebook, (onde são anunciadas as exposições de nossos associados e notícias sobre eventos culturais e artísticos em geral) e o novo site da APAP (www.apap.art.br) com obras dos associados, bem como seus currículos, textos sobre suas obras, áudios, vídeos, entrevistas, notícias sobre exposições etc. O site tem sido referência para pesquisadores e alunos de artes plásticas de diversas universidades e faculdades. Em seguida foram confeccionadas as novas carteirinhas de associados APAP totalmente reformuladas e com as fotos novas enviadas pelos associados. A APAP também participou com obras dos seus associados da Feira de Arte “Olhe Brasil”, idealizada pela produtora cultural Alícia Cunto e realizada no MUBE.
· Em agosto e setembro/2014 enviamos, para mais de 700 museus, galerias e instituições culturais do Brasil, o “Guia de Artistas APAP” contendo informações sobre nossos associados e como contatá-los.
BIBLIOTECA APAP
Nos últimos dois anos, ampliamos a biblioteca da APAP aumentando o número de livros (348), catálogos (66), revistas (67), coleções (15) e jornais culturais (3).
PARCERIA APAP/UNESP
Paralelamente aos trabalhos de ordem burocrática que a associação demanda, em março/2014 efetivamos uma parceria com a UNESP, por intermédio do seu Comitê de Arte e Cultura e da Assessoria de Comunicação e Imprensa, coordenada por Oscar D’Ambrosio. Como resultante desta parceria, lançamos dois projetos culturais:
· O primeiro denominado “O ARTISTA DA SEMANA”, consiste em uma entrevista de 30 minutos com o artista da semana convidado para falar sobre sua carreira profissional, sua proposta de trabalho etc. Cada entrevista está sendo registrada simultaneamente em áudio e vídeo e divulgada por meio do site da APAP (www.apap.art.br), da página da APAP no Facebook e no Youtube bem como em todas as unidades da UNESP no Estado de São Paulo e em seu site na internet, além de serem publicadas matérias sobre os entrevistados na revista e jornal da UNESP.
· O segundo projeto que estamos realizando em parceria com a UNESP denomina-se “EXPO 15X15”, e consiste em exposições quinzenais de nossos associados.
CICLO DE PALESTRAS APAP
PARCERIA APAP/LIVRARIA MARTINS FONTES PAULISTA
· Em maio/2013 fizemos uma parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista para usar o seu auditório na Avenida Paulista e criamos o Ciclo de debates APAP 2013, totalmente gratuito e aberto a todos os interessados, associados ou não, tendo grande freqüência de público. Para estes debates, convidamos a especialista em formalização de empresas Ana Luiza Santos Santana, do SEBRAE, e também o contador Laurindo M. Silva, especialista em MEI. Para tratar da qualificação do artista plástico como MEI Micro Empreendedor Individual a fim de emitir notas fiscais quando necessário, tanto para a transmissão de conhecimentos em palestras, workshops e cursos, como na venda de seus trabalhos artísticos. Depois convidamos o galerista e marchand Jozsef Peter Cohn, da Dan Galeria, que explicou como se dá a relação entre a galeria e o artista. Em seguida as produtoras culturais Amélia Nakauchi e Luciana Santos falaram sobre projetos culturais, suas características e formas de apresentação junto a órgãos institucionais. No quarto debate, o crítico de arte Jacob Klintowitz falou sobre a importância da crítica de arte e suas perspectivas históricas. No debate seguinte, os artistas plásticos Caciporé Torres e Gilberto Salvador e o crítico de arte Enock Sacramento falaram sobre a polêmica instalada durante a exposição denominada “30 X Bienal de São Paulo”.
Devido ao grande sucesso do Ciclo de debates e baseada na experiência adquirida em 2013, a APAP reformulou o projeto e criou o Ciclo de Palestras APAP/2014. Assim, em abril, a arquiteta, museóloga, especialista em criação e gestão de projetos culturais falou sobre o PROAC Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. Ela explicou como apresentar projetos artísticos e culturais à Secretaria de Cultura. Em maio voltamos ao tema da formalização do artista como MEI Micro Empreendedor Individual devido às discrepâncias encontradas na lei. O palestrante foi Walter Miranda, que realizou extensa pesquisa junto à Secretaria da Receita Federal e consultou diversos contadores especializados em MEI. Na palestra seguinte o leiloeiro James Lisboa falou sobre o Mercado de Artes Através dos Leilões. Em setembro/2014 realizamos um “Encontro Cultural” para discutir as sugestões feitas pelos artistas ao longo de dois meses a fim de elaborar um plano de ação cultural a ser entregue aos governantes eleitos nas eleições de 2014.
O Plano já foi enviado ao Governador de São Paulo e muito em breve estaremos enviando para a presidente da república.
Em março, retomamos o Ciclo de Palestras APAP/2015 com o professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP) Francisco Alambert. “Ele discorreu sobre a Curadoria de arte nos dias de hoje, suas peculiaridades e características históricas”. Em maio/2015 convidamos o advogado e diretor do INPAV Instituto Nacional de Propriedade Artística Visual, Leonardo Cançado, para ministrar a palestra sobre "Direitos Autorais e Direito de Seqüência Para Obras de Arte". Em agosto/2015 convidamos o colecionador de artes, Raul Forbes, que abordou as características próprias do Colecionismo de Arte e falou sobre suas predileções pessoais, sobre a forma como surgiu sua coleção de arte, como manter e preservar uma coleção, sobre a importância do Colecionismo de Arte etc.
LIVRO “ARTISTAS DA APAP 2015”
· Em setembro/2015 lançaremos um livro com as obras dos nossos associados. Cada associado receberá gratuitamente 20 exemplares e 800 exemplares serão enviados para museus, galerias e instituições culturais de todo o Brasil. Além disso, estaremos distribuindo o livro em eventos culturais e artísticos diversos.
Nosso objetivo é realizar um trabalho em prol da categoria dos artistas plásticos, por meio de uma agenda de atividades focada na atuação do artista como um profissional devidamente inserido nos meios formais de produção artística e cultural.
Atenciosamente,
Walter Miranda
Presidente Vice-Presidente: Cirton Genaro
1º Tesoureiro: Edilson Ferri 2º Tesoureiro: Maria dos Anjos Oliveira
1º Secretário: Nino Millan 2º Secretário: Astrid Salles
Conselho Fiscal: Alcindo Moreira - Cássio Lázaro - Gilberto Salvador
Conselho Consultivo: Ângelo Milani – Cesar Romero – Nelson Screnci – Norberto Stori – Ricardo Aprigio – Yone di Alerigi