Pintor, gravador e desenhista. Inicia sua formação artística na Escola do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp, com Sambonet (1924 – 1995), em 1952. Em 1956, estuda gravura com Lívio Abramo (1903 – 1992) no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP. Em 1958, viaja para a Argentina e o Chile, onde realiza exposições e entra em contato com Pablo Neruda (1904 – 1973). Viaja para os Estados Unidos em 1959, estudando gravura no Pratt Graphics Center, em Nova York. Voltando ao Brasil em 1960, trabalha como assistente na Galeria Bonino, no Rio de Janeiro, e conhece Ivan Serpa (1923 – 1973), Candido Portinari (1903 – 1962), Antonio Bandeira (1922 – 1967), Djanira (1914 – 1979) e Oswaldo Goeldi (1895 – 1961). Paralelamente à carreira artística, atua como redator publicitário. No início da carreira realiza desenhos e gravuras que se aproximam do surrealismo. A partir da metade da década de 1960, sua produção passa a incorporar a temática social, elementos da gravura popular e da cultura de massa, aproximando-se também da arte pop. Em 1967, lança o álbum de xilogravuras coloridas O Meu e o Seu, com apresentação e texto de Ferreira Gullar (1930) e capa de Rubens Martins, em que apresenta uma crítica ao autoritarismo vigente no país. Passa a dedicar-se predominantemente à pintura. Recebe em 1971 o prêmio viagem ao exterior do Salão de Arte Moderna do Rio de Janeiro e viaja para Nova York. Retorna ao Brasil em 1981.

- "Desenhar é a integridade da arte. Não há possibilidade de trapacear. Ou é bom ou é ruim."
Salvador Dali - El Arte es la filosofia que refleja un pensamiento.
Antoni Tapies - Quanto mais olhamos para a mesma coisa, mais distante fica seu significado e mais vazio nos sentiremos
Andy Warholl - Criar é expressar o que se tem dentro de si.
Todo esforço de criação é interior.
Matisse - Se a representação é demasiadamente fiel ao objeto, este pode se parecer rígido. Se se distanciar demais da vida, pode converter-se em uma falsificação.
A perfeição, portanto, oscila entre a "semelhança" e a "não semelhança", entre a qualidade de abstrato e o concreto de cheio e vazio.
Zeng Fanzhi - De todas formas de arte, a pintura abstrata é a mais difícil. Sua elaboração requer que se saiba desenhar bem, que você tenha alta sensibilidade para composição e entendimento das cores, bem como que você seja um autêntico poeta. O último requisito é essencial.
Vassily Kandinsky - Cada cor tem seu próprio valor expressivo. Isto explica porque uma cor isolada pode comunicar emoções, sem necessidade de exibir objetos reais.
Vassily Kandinsky - Toda a forma de arte é uma tentativa para racionalizar um conflito de emoções no espírito do artista.
Robert Graves - Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente.
Joan Miró - Faz-se crítica quando não se pode fazer arte, como quem se torna delator quando não se pode ser soldado.
Gustave Flaubert - Toda arte é imitação da natureza.
Sêneca - A arte é longa, a vida é breve.
Hipócrates - A necessidade geral da arte é a necessidade racional que leva o homem a tomar consciência do mundo interior e exterior e a fazer um objeto no qual se reconheça a si próprio.
Georg Hegel - A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não copiar sua aparência.
Aristóteles - Deixe que cada um exercite a arte que conhece.
Aristóteles - Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte.
Pablo Picasso - De todas as coisas humanas, a única que tem o fim em si mesma é a arte.
Machado de Assis - Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa.
Ariano Suassuna - A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma.
Auguste Rodin - A arte, um dos grandes valores da vida, deve ensinar aos homens: humildade, tolerância, sabedoria e magnanimidade.
William Maugham - A Arte existe, porque a vida não Basta!
Ferreira Gullar - Só a arte permite a realização de tudo o que na realidade a vida recusa ao homem.
Johann Goethe - Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema.
Pablo Picasso - A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.
Leonardo da Vinci - Em arte, procurar não significa nada. O que importa é encontrar.
Pablo Picasso - A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade.
Pablo Picasso - Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.
Leonardo da Vinci