Quem Somos
APAP – 1981-2018 - 37 ANOS DE ATIVIDADES!No dia 16 de novembro de 1981, às 21 horas, na Rua Turquia nº 122, São Paulo, SP, reuniram-se com o objetivo de fundar a Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo – APAP”, os seguintes artistas:
Glauco Pinto de Moraes, Claudio Tozzi, Gilberto Salvador, Naftal Wladslaw, Marina C. Loureiro, Thomas Ianelli, Mário Gruber, Maria Cristina Parisi, Gustavo Rosa, José Roberto Aguilar, Ivald Granato, Octávio Ferreira Araujo, Antonio Henrique Amaral, Guilherme de Faria, Aldemir Martins, Luiz Paulo Baravelli, Arcangelo Ianelli, Tomie Ohtake, Nicolas Vlavianos, Alfredo Volpi, Yutaka Toyota, Darcy Penteado, Aldir Mendes de Souza, Renina Katz, Newton Mesquita, Karoly Picher e Lothar Charoux. Embora não conste na ata de fundação, estavam presentes também os artistas Cirton Genaro e Alcindo Moreira Filho, ambos membros da atual diretoria.
Na mesma data da fundação foi eleita a primeira diretoria constituída da seguinte forma: Presidente, Thomas Ianelli; Vice-presidente, Mário Gruber; Secretário Geral, Glauco Pinto de Moraes e para tesoureiros, Gilberto Salvador e Claudio Tozzi.
A última diretoria, cujo mandato iniciou em janeiro/2013 e se encerrou em dezembro/2018, trabalhou incansavelmente para que a APAP fosse um fórum de reflexão e discussão sobre temas relevantes para o exercício da profissão do artista plástico. Por esse motivo, durante seus dois mandatos, foram elaborados projetos culturais e realizadas palestras sobre assuntos de ordem prática e teórica referentes à lida do artista plástico.
Também foi ampliada a divulgação da arte de seus associados ao realizar exposições coletivas e individuais, além de registrar a produção deles por meio de entrevistas pessoais em parceria com Instituições Culturais e por meio das mídias virtuais (web site, Facebook, Youtube entre outros), bem como ao registrar seus trabalhos por meios tradicionais como foi o caso dos catálogos editados em 2015 e em 2018 e que foram enviados para instituições culturais, educacionais, galerias de arte, críticos etc. de todo o Brasil, além de algumas instituições internacionais. Acreditamos que os catálogos serão um registro material e histórico da existência e produção dos artistas associados à APAP.
Infelizmente, por não haver quadro administrativo para dar continuidade aos trabalhos da associação a partir de 2019, foi decidido pelos seus associados, em assembleia geral, que ela deveria encerrar suas atividades em dezembro de 2018.
Entretanto, durante sua existência, temos certeza de que a APAP contribuiu para o engrandecimento da cultura nacional e foi referência exemplar para artistas plásticos de todas as regiões do Brasil ao trabalhar sériamente para que as manifestações artísticas fossem respeitadas e obtivessem o espaço de atuação e valorização que lhe é de direito.
Como membros da diretoria, sempre estivemos conscientes de nossa transitoriedade e nos esforçamos para tornar a APAP uma ferramenta de atuação em prol da arte, da cultura e de toda a manifestação positiva para a afirmação da categoria dos artistas plásticos. Esperamos ter cumprido nossas metas e desejamos a todos os artistas pleno sucesso e reconhecimento profissional.
Um abraço a todos!
Walter Miranda
Diretoria
A última diretoria
A última diretoria eleita em 13/12/2012, para exercer o mandato de 2013 a 2015, e reeleita para o mandato de 2016 a 2018, teve a seguinte composição:Presidente: Walter Miranda Vice-Presidente: Cirton Genaro
1º Tesoureiro: Fátima Lourenço 2º Tesoureiro: San Bertini
1º Secretário: Astrid Salles 2º Secretário: Heloize Rosa
Conselho Fiscal: Alcindo Moreira – Cássio Lázaro – Gilberto Salvador
Conselho Consultivo: Ângelo Milani – Cesar Romero – Nelson Screnci – Ricardo Aprigio – Yone di Alerigi